NOTÍCIAS

Depois de estreia com vitória e cinturão no WSOF, Toquinho se vê em nova polêmica

Novo campeão, mineiro foi acusado de ter segurado imobilização contra Steve Carl

01 de abril de 2014


Rousimar Toquinho estreou de forma positiva no World Series of Fighting, com vitória diante de Steve Carl por finalização logo no primeiro round da luta principal do WSOF 9, no último sábado, em Las Vegas. O mineiro usou a temida chave de calcanhar para forçar a desistência do então campeão. Mas, a exemplo do que ocorrera quando estava no UFC, o mineiro se vê em nova polêmica, acusado por alguns críticos de ter segurado a imobilização além do necessário.

A demissão de Toquinho do UFC ocorreu justamente por causa de uma chave de calcanhar aplicada diante de Mike Pierce, no primeiro evento em Barueri, em outubro de 2013. O mineiro, que retornava de suspensão por doping e já tivera outros casos anteriores em que finalizou rivais com o mesmo golpe, foi acusado de conduta antidesportiva pelo presidente da organização, Dana White, alegando que o lutador manteve a pressão na imobilização, quando o oponente já sinalizara a desistência.

Depois de muita discussão na ocasião, a ‘poeira abaixou’ e Toquinho assinou com o World Series of Fighting no mês seguinte, em novembro. Mas bastou a estreia com vitória por meio da conhecida chave de calcanhar, para que o mineiro fosse novamente alçado à condição de vilão por muitos. Finalizado em apenas 69 segundos de luta, Steve Carl deverá ficar ausente por seis meses, dependendo de exames de raio-x para avaliar possíveis lesões no pé e joelho direitos.

O empresário de Toquinho, Alexis Davis, foi o primeiro a sair em defesa do lutador mineiro. “Coisas negativas sempre vendem mais que as positivas. As pessoas tentam fazer dele (Toquinho) um vilão porque isso vende. Eu já disse isso milhões de vezes. Isso representa muitas visitas nos sites”, declarou ao MMA Junkie.

Reveja a finalização de Toquinho contra Steve Carl

Outro que defendeu o mineiro e afastou qualquer conduta antidesportiva contra Steve Carl foi Ali Abdel-Aziz, que ‘casa’ as lutas do World Series of Fighting. O ‘matchmaker’ da organização considera que a origem humilde do mineiro, que trabalhou na roça em Dores do Indaiá, antes de se transformar em atleta de MMA, contribui para as acusações.

“Honestamente, todo mundo só precisa calar a boca e elogiar o garoto como um campeão. É um garoto pobre do Brasil, que vivia debaixo de uma ponte, costumava ir ao treinamento e voltar para dormir sob a ponte. Ele já teve problemas com a chave de perna no passado, mas as pessoas sempre esperam que ele cometa um erro. O árbitro da luta, Yves Lavigne, é um dos melhores e o Toquinho pensou em esperar o juiz puxá-lo, depois da batida do Steve Carl. E foi o que ele fez”, afirmou o matchmaker em entrevista ao programa MMA Hour.

A polêmica chave de calcanhar já rendeu muitas críticas de colegas de profissão a Toquinho. Ele teve anunciado duelo contra Jon Fitch para julho, quando tentará defender o cinturão do WSOF. O norte-americano, que também é um finalizador, focado na luta no chão, declarara anteriormente que não gostaria de um confronto com o mineiro, quando ambos estavam no UFC. Mas o duelo pode ser confirmado para a primeira semana de julho.

Fonte: Superesportes