Solenidade foi conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho
16 de abril de 2024
O Fórum Escrivão Herculino, da Comarca de Dores do Indaiá, região Centro-Oeste do estado, foi inaugurado nesta terça-feira (16/4) em solenidade conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.
A nova unidade irá oferecer melhores condições para a atuação de magistrados e servidores, além de ampliar e dar mais conforto no atendimento à população. Localizado no bairro Rosário, no Centro de Dores do Indaiá, o novo fórum tem aproximadamente 1,3 mil metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos, interligados por elevador e escadas.
Possui amplas salas para abrigar vara única, secretaria, arquivo, salas para Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), sala para testemunhas e audiências.
O presidente José Arthur Filho descerrou a fita de inauguração ao lado do diretor do Foro de Dores do Indaiá, juiz Frederico Carvalho, e agradeceu a todos que contribuíram direta e indiretamente para a construção do novo fórum da Comarca de Dores do Indaiá.
O presidente José Arthur Filho descerrou a fita de inauguração ao lado do diretor do Foro de Dores do Indaiá, juiz Frederico Carvalho (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)
"Agradeço o superintendente de Obras do Tribunal, desembargador Estêvão Lucchesi de Carvalho; o coordenador da Diretoria de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), juiz auxiliar da Presidência João Luiz Nascimento de Oliveira; e também a toda a equipe da Dengep, sob a responsabilidade do diretor Marcelo Junqueira", disse o presidente.
Ele estendeu os agradecimentos ao diretor do Foro de Dores do Indaiá, juiz Frederico Vasconcelos de Carvalho, pela colaboração para o bom andamento dos trabalhos, e ao prefeito de Dores do Indaiá, Alexandro Coelho Ferreira, pela doação do terreno onde o novo fórum foi construído.
O presidente José Arthur Filho ressaltou que o novo fórum irá oferecer condições para o pleno exerício da jurisdição (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)
"Também quero saudar todos os cidadãos dos municípios de Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Quartel Geral e Serra da Saudade e dos distritos de Baú e Quartel de São João, destinatários finais desta obra, e que integram a Comarca de Dores do Indaiá. Reitero que esta nova edificação trará melhorias significativas à estrutura física do Judiciário local, propiciando um aperfeiçoamento das condições para o pleno exercício da jurisdição", afirmou o presidente José Arthur Filho.
Ele foi homenageado pela família do juiz José Adalberto Coelho, que atuou na comarca por mais de 25 anos. Um arranjo de flores foi entregue pela sobrinha do magistrado Roberta Nery de Araújo Couto e Silva. Uma carta escrita por familiares e entregue ao presidente foi lida durante a homenagem.
O presidente do TJMG foi homenageado pela família do juiz José Adalberto Coelho, que atuou na Comarca de Dores do Indaiá por mais de 25 anos (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)
Modernidade
O corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, ressaltou a importância de se inaugurar novos fóruns no interior de Minas para oferecer mais conforto e modernidade a magistrados, servidores e para o jurisdicionado. "Fico muito feliz em exercer o cargo de corregedor justamente em uma época em que o Tribunal se preocupa em modernizar as comarcas do interior, e não apenas a 2ª Instância", afirmou.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, ressaltou a importância de modernizar as comarcas do interior (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)
Para o diretor do Foro de Dores do Indaiá, juiz Frederico Vasconcelos de Carvalho, a inauguração da nova unidade representa um grande marco para a cidade e para o jurisdicionado, uma vez que o antigo prédio, inaugurado na década de 1990, já não atendia às necessidades. A Comarca de Dores do Indaiá, segundo o magistrado, possui um acervo de aproximadamente 7 mil feitos criminais e cíveis.
Para o diretor do Foro de Dores do Indaiá, juiz Frederico Vasconcelos de Carvalho, a inauguração da nova unidade representa um marco para a cidade e para o jurisdicionado (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)
Presenças
O dispositivo de honra do evento foi formado pelo presidente José Arthur Filho; pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; pelo superintendente de Obras do TJMG, desembargador Estêvão Lucchesi de Carvalho; pelos desembargadores Thiago Pinto e Matheus Chaves Jardim; pelo diretor do Foro de Dores do Indaiá, juiz Frederico Vasconcelos de Carvalho; pelo prefeito da cidade, Alexandro Coelho Ferreira; e pelo presidente da Câmara Municipal de Dores do Indaiá, vereador José Marinho.
Solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades do Judiciário e do município (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)
Também participaram do evento a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, Soraya Hassan Baz Nauar; magistrados da região, além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Dores do Indaiá, Polícias Civil e Militar.
Equipe do Fórum Escrivão Herculino durante inauguração da nova unidade (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)