É necessário permanecer em alerta para que neste Carnaval não termine em mais uma onda crescente de notificações e atendimentos de COVID-19.
25 de fevereiro de 2022
É necessário permanecer em alerta para que neste Carnaval não termine em mais uma onda crescente de notificações e atendimentos de COVID-19
Postada em: 25 de fevereiro de 2022
ALERTA AOS MUNÍCIPES DE DORES DO INDAIÁ PARA ESTE PERÍODO DE CARNAVAL CONTRA O COVID 19.
Devido ao aumento dos casos de COVID 19 no primeiro bimestre de 2022, é necessário permanecer em alerta para que neste período tão festivo e alegre, que é o Carnaval, não termine em mais uma onda crescente de notificações e atendimentos na Santa Casa Dr. Zacarias e nos Postos de Saúde.
A transmissão ocorre principalmente com o contato com gotículas respiratórias de pessoas sintomáticas ou assintomáticas, sendo as formas mais comuns: o toque do aperto de mão, tosse, espirro, catarro, gotículas de saliva, objetos ou superfícies contaminadas.
Em média, o período de incubação (intervalo entre a data do contato com o vírus e o início dos sintomas) é estimado em 5 a 6 dias, podendo variar de 0 a 14 dias.
Sinais e sintomas:
- Febre (igual ou maior que 37,8ºC)
- Tosse
- Dispneia (falta de ar
- Mialgia (dor muscular) e fadiga (fraqueza)
- Sintomas respiratórios (espirro, tosse, dor de garganta)
- Sintomas gastrointestinais, como diarreia (mais raros)
Como prevenir o contágio?
- Usar máscaras
- Realizar a higiene frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel 70%, especialmente antes de comer ou cozinhar e após ir ao banheiro
- Realizar desinfecção de roupas, sapatos e gêneros alimentícios sempre que retornar ao domicílio após o trabalho, após realizar compras, ou outras tarefas corriqueiras
- Evitar aglomerações
- Evitar contato físico com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença
- Evitar tocar o rosto
Cuidados básicos com a nossa saúde auxiliam na melhora rápida em casos de contaminação, com o consumo de bastante água, de frutas e de verduras, com a prática de exercícios físicos mesmo em casa e com o banho de Sol.
As crianças precisam de atenção especial quanto à possibilidade de contaminação com a COVID-19, devido ao fato de a vacina que está sendo administrada nos Postos de Saúde ainda não estar concluída nesta faixa etária, sendo de importância para o cuidado com os pequenos.
Fonte: Prefeitura Municipal