Angelo Oswaldo aproveitou a ocasião para sublinhar a importância dessas manifestações culturais
20 de janeiro de 2015
“As manifestações de matriz afro-brasileira e todas as vertentes da raiz africana ganham prioridade na política pública de cultura de Minas Gerais”, disse o secretário Angelo Oswaldo, ao agradecer pelo apoio de cinco associações de congadeiros da cidade de Dores do Indaiá.
Angelo Oswaldo afirmou que a Secretaria de Cultura consolida uma série de sugestões e propostas no sentido de resgatar e redimensionar os valores culturais afro-mineiros. “Há uma demanda imensa que precisa ser reconhecida e contemplada, deixando a sombra para ocupar os espaços de direito”, destacou o Secretário.
Em mensagem enviada ao Secretário, as associações ressaltaram que a congada é uma das culturas mais antigas do nosso estado, nascendo com Chico Rei em Vila Rica e se expandindo por todos os rincões das Minas Gerais. Ainda no mesmo texto, foi salientada a importância do apoio da Secretaria de Estado de Cultura para levá-la para fora dos muros da região e torná-la conhecida em toda nação.
As Associações da Congada de Nossa Senhora do Rosário anteciparam o convite ao secretário para comparecimento ao evento que comemora os 183 anos da Festa do Rosário, manifestação tombada como Patrimônio Imaterial de Dores do Indaiá.
A carta enviada ao Secretário Angelo Oswaldo foi assinada pelos seguintes nomes: presidente da Comissão dos Congadeiros da Comunidade Antônio Martins, Evamir Araujo de Sousa; presidente da Associação dos Congadeiros do Bairro São José, Renata da Fonseca Gomes; presidente da Associação dos Congadeiros do Bairro Sebastião; presidente da Associação dos Congadeiros da Comunidade São Geraldo presidente da Associação do Congado de Nossa Senhora do Rosário.