NOTÍCIAS

Projeto com escritora de Dores do Indaiá incentiva crianças à leitura

Alunos vão criar poesias e pinturas a partir das obras. Stella Maris participa da 1ª Festa Literária de Divinópolis neste sábado (30).

26 de agosto de 2014



Escritora de Dores do Indaiá levou o livro do ano de ficção no Jabuti 2012 (Foto: Cauê Muraro/G1)

Mostrar aos alunos em Dores do Indaiá a importância da leitura no aprendizado e despertar neles o gosto pelos livros. Foi com esse objetivo que a diretora da Escola Municipal Irmã Luiza de Marilac, Patrícia Delfino, junto aos professores, decidiram iniciar um projeto nas aulas de literatura em cima de alguns livros. As obras escolhidas foram da escritora Stella Maris Rezende, vencedora de dois prêmios Jabuti em 2012 nas categorias livro do ano de ficção e livro juvenil. Neste sábado (30), a escritora participa da 1ª Festa Literária de Divinópolis (Flid).

Segundo a diretora da escola, que fica no Bairro São José, a escolha pelas obras de Stella foi justamente para mostrar a capacidade que os alunos também podem desenvolver para se tornarem escritores. “Nossa escola fica na periferia, é bastante humilde e havia uma cultura aqui no bairro de não ler. Decidimos então iniciar um projeto para incentivar a leitura nos alunos. Para mostrar como é gostoso ler, que eles são capazes de escrever histórias e quem sabe chegar a publicar livros como aconteceu com a Stella”, explicou Patrícia.

Com uma reforma na biblioteca no mês de abril e a aquisição dos livros da escritora da cidade, a ideia para o projeto começou a ser desenvolvida pelos professores. A partir de setembro, durante as aulas de literatura, os alunos do 6º ao 9º ano fundamental vão começar os trabalhos com a visão deles sobre as obras de Stella. “Como ela é uma escritora da nossa cidade, pensamos que o ideal seria realizar o trabalho em cima da obra dela. Vamos trabalhar a leitura dos livros, biografia e a partir daí os alunos vão transformar o que eles tirarem dos livros em pinturas, desenhos, textos e poesias”, contou a diretora.

A previsão para conclusão dos trabalhos é para o mês de novembro, quando os projetos dos cerca de 120 alunos envolvidos serão expostos na escola. “No dia dessa exposição esperamos contar com a presença da Stella. Conversei com ela pelo telefone e contei do projeto. Ela ficou muito feliz e disse que pretende ir até a escola para conferir. Esperamos que isso se realize e que ela ainda autografe as obras que temos na nossa biblioteca”, revelou Patrícia.

Stella Maris na Flid
Dentro da programação da 1ª Festa Literária de Divinópolis a escritora de Dores do Indaiá participa de um bate-papo com o também escritor, Juarez Nogueira, neste sábado (30). O tema será "Literatura infanto juvenil altamente recomendada". O bate-papo entre eles está programada para às 18h. Confira a programação da festa.

Fonte: G1 - Centro-Oeste - MG