Cidade realiza projeto para manter tradição de 83 anos. Congadeiros têm entre dois e seis anos e são de escolas da cidade.
14 de agosto de 2014
Dores do Indaiá é conhecida pela tradição das congadas, realizada há 83 anos na cidade. Para manter viva a tradição, a cidade realiza o projeto “Congada Mirim”, que faz parte da educação patrimonial do município. O projeto envolve centenas de crianças do município, que revivem a tradição da cultura e aprendem mais sobre a história da cidade. A congada acontece na cidade há 83 anos.
Os congadeiros, que têm entre dois e seis anos, são de seis escolas da cidade. Em sala de aula, além das disciplinas, eles aprendem porque esta tradição é tão importante. “É um projeto que envolveu a comunidade, em que eles dançam e para eles foi muito rico este projeto”, comenta a diretora de uma escola da cidade, Patrícia Delfino.
O evento fez com que todo o patrimônio histórico cultural fosse tombado. O presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural, Evamir Araújo de Souza, destaca que o projeto resgata a identidade cultural da cidade. “Quando um bem é tombado, a legislação exige medidas de prevenção para que a identidade cultural não se perca, para que o bem mantenha sua tradição e suas características. E é isso que esse projeto vem resgatar”, explica.
Para assistir a matéria feita pelo MGTV 1ª Edição, clique aqui.
Fonte: G1 Centro-Oeste de Minas